CONCEITOS PRÉVIOS DO CANTO TIMBRADO ESPANHOL
TIMBRES:
Sons simples de ritmo contínuo. A frequência de emissão é tão rápida e a intermitência entre as sílabas é tão curta e breve, que nosso órgão auditivo (sensibilidade auditiva) só percebe um som continuado. Para a emissão deste som o canário emprega uma forma de linguagem paulatina. Esta nota está composta unicamente pela vogal "i" e a consonante "r", sendo o som mais doce e agradável quando domine o valor da vogal sobre a consonante. Em caso contrário teremos sons duros. A maior pontuação nesta nota é considerada naqueles casos em que o canário modula o som, quer isto dizer, muda o TOM do timbre, formando sons em escalas ascendentes ou descendentes. Neste giro o canário reproduz onomatopeicamente o som emitido pelo aparelho eléctrico que se utiliza para chamar.
VALOR POSITIVO. Até 9 pontos
VARIAÇÕES RODADAS:
Nota musical de canto que tem uma frequência algo mais lenta que os TIMBRES, embora a sua forma de emissão continue a ser um som simples de ritmo continuo. A diferença que há entre ambas as notas é a troca da vogal, que neste giro estará formada pela consonante "r" e as vogais "e", "o" e "u". A duração da nota será curta e terá mais valor quanto mais cerrada seja a vogal e o som emitido seja profundo e mais oco (normalmente com o emprego das vogais "o" e "u"). Também , quando a sua utilização seja como nota de enlace entre os diferentes giros que compõem uma canção. Há que ter presente que por sua curta duração (3 segundos) não cabe nesta nota a modulação dos sons, uma vez que para isso o canário teria que prolongar a nota e acabaria por executar um giro penalizante (RULOS).
VALOR POSITIVO. . Até 18 pontos
TIMBRE DE ÁGUA:
Neste giro tal como sua própria denominação indica nos encontramos na presença do que podíamos chamar variação do timbre ou melhor ainda TIMBRE ESPECIALIZADO. Portanto estaremos na presença de uma nota de claro ritmo continuo, o que unicamente muda é o canto para mais doce e se compõe silabicamente pela mesma vogal a "i" mas acompanhada pelas consonantes "b" e "l" formando a sílaba "bli, bli, bli... que dá a sensação de ouvir um timbre no seu ritmo e um som de água que corre ligeiramente, pela conjunção da consonante, básica e fundamental em todos os sons onomatopeicos da água que será sempre a consonante "l". O mesmo que para os timbres se considera a máxima pontuação neste giro, quando as faculdades do canário consigam fazer deste timbre, primeiro um som claro na sua dicção e vocalização e segundo quando faz com ele uma escala bem ascendente ou bem descendente, quer isto dizer, quando seja capaz de MODULAR o som.
VALOR POSITIVO. . . . Até 9 pontos
CASCAVEL:
Nota musical de canto que encerra beleza quando é executada com clareza de dicção; e de dificuldade quando de sua emissão resulta um som de claro ritmo descontínuo. A sílaba que compõe este giro está composta pelas consonantes "l" e "n" e a vogal "i", compondo neste caso o som onomatopeico de um cascavel ou campainha suavemente agitada com ritmo muito lento. No caso de eliminação da última consonante "n", o ritmo de emissão se acelera constantemente e passa de descontínuo a continuo (timbre) com o que perde valor na sua pontuação e menos terá quando este se produza com terminação de TIMBRE, a transformação durante breves instantes da consonante "r" na "l", soa mais como uma deformação do timbre que como giro em si mesmo.
VALOR POSITIVO... . . Até 9 pontos
FLOREIOS:
Tanto nos Floreios como nos Floreios Lentos, o canário pode, para compor a passagem, utilizar todas as vogais e consoantes do nosso vocabulário, pelo que o número de combinações que pode executar é quase ilimitada. É a parte do canto que confere personalidade e carácter ao Timbrado e envolve uma maior dificuldade e beleza. A valorização desta nota musical se efectuará por ordens dos seguintes conceitos: dificuldade (número de palavras que componham o giro e sua pronuncia) beleza (oportunidade e sentido musical dentro da rima de canto) e também, supostamente, pelo domínio que demonstre o canário a repetir com qualidade este giro.
VALOR POSITIVO. . . . até 27 pontos
FLOREIOS LENTOS
A única diferença que existe entre este floreios lentos e os floreios encontra-se fundamentalmente no ritmo de emissão, que para este terá que ser, como seu nome indica, descontínuo e lento, pelo prolongamento do som nas vogais ou das consoantes finais. Como dizíamos, a valorização ou pontuação será de acordo com a dificuldade do giro (maior ou menor número de letras que componham as sílabas e a dificuldade de as pronunciar), da dicção ( a dificuldade de pronuncia, a correcta vocalização da nota ) da beleza (entrelaçando estes sons com o resto da canção com harmonia, sentido musical e ajustado à rima do canto, e tudo isto bem executado).
VALOR POSITIVO. . . . até 27 pontos
CAMPAINHA
Esta nota está composta de sons claramente descontínuos, quanto ao seu ritmo de emissão e timbre são puramente metálicos. Contemplam um som onomatopeico do instrumento que habitualmente se utiliza nos centros de culto para chamar os fiéis à oração. É preciso diferenciar os sons metálicos, naqueles em que o canário recai , podem ser diferentes e numerosos, dentro destes, serão unicamente os que se assemelhem mais ao som da campainha e que foneticamente são formados pelas vogais "a" e "o" e as consoantes "p", "t", "b", "l" e "n" o "ng", soando "plan", "tlan", "clon", "plon, etc... VALOR POSITIVO.. . . . Até 9 pontos
CLOQUEOS
Como sua própria denominação indica estamos, uma vez mais, na presença de um som onomatopeico, "Som da galinha choca chamando seus pintos, a fazer clo, clo, clo, ". Fica claro que esta nota tem um ritmo claramente descontínuo com uma frequência baixa e que foneticamente estará composta pelas consonantes "c", "k" e "l" e necessariamente das vogais "o" e "u". Segundo a linha de canto de cada canário pode-se observar alguma diversidade de sons, cuja característica fundamental se enquadrada nesta nota, será o som das consoantes que a compõem. O canário pode executar esta nota de duas ou mais diferentes formas , deve-se ter em conta de pontuar a de maior qualidade ou dificuldade, assim desta maneira terá maior pontuação.
VALOR POSITIVO. . . . Até 18 pontos
CASTANHOLAS
Para compreender claramente o som deste giro temos que ouvir o som produzido pelo instrumento musical espanhol com o mesmo nome , portanto será claramente um som onomatopeico. Esta nota tem as mesmas consoantes "c", "k" e "l", que os cloqueos a única diferença está na vogal que neste caso é o “a”. O valor desta nota reside em que o canário emita o som com ritmo descontínuo, oco e uma clara semelhança com o som produzido pelo instrumento musical espanhol as castanholas. Não se admitem deformações nem mistificações, como o troca da "k" por o som "ch", ou sons de água defeituosos; sendo as castanholas um som simples e baixo número de harmónicos, descontínuo quanto a seu ritmo de emissão, sempre lento e oco quanto a seu timbre.
VALOR POSITIVO. . . . . Até 9 pontos
VARIACIONES CONJUNTAS:
Giro composto e que está formado claramente pela dualidade de sons sobrepostos, que são perceptíveis num mesmo instante de tempo, quer isto dizer, que o canário numa só emissão lança dois sons diferentes do seu repertório, claramente audíveis e diferenciados (nesta nota o canário aproxima tanto os sons, que nos soa ao mesmo tempo e muito sobrepostos, com o que dizemos que dualiza as vozes. O corrente é que o canário emita estes sons com diferente grau de intensidade, com que a percepção destes sons seja claramente diferenciada, tomando como som principal o de maior intensidade e que soa menos. Ambos se pontuam no seu conjunto tal e qual como se ouvem , devendo-se considerar neste suposto a dificuldade, beleza e claridade da conjunção dos sons e não aqueles por separado.
VALOR POSITIVO. . . até 27 pontos
ÁGUA LENTA:
Nota composta por sons de claro ritmo descontínuo de grande beleza e muita dificuldade, formada pela conjugação de diferentes consoantes especialmente a "b" e a "l" com os ditongos "OU, UI, OI" com o arrastamento do som na última vogal, pode utilizar também como consoantes a "d" "g" "p" "v" "b" e claro sempre a "l". É evidente que a valorização desta nota sempre será subjectiva, mas haverá que se atender fundamentalmente à dificuldade da mesma e à profundidade e semelhança da mesma com o som de água a cair de uma determinada altura sobre um recipiente cheio de liquido. Embora o canário na emissão deste giro possa empregar também outras duas vogais "a" e "e", as notas assim resultantes serão sempre de inferior qualidade, recordar que normalmente as vogais actuam nesta passagem formando ditongos e distanciando os sons pelo prolongamento da última letra.
VALOR POSITIVO. . . . até 18 pontos
VALOR POSITIVO. . . . até 18 pontos
ÁGUA SEMILIGADA:
Giro musical de canto do canário, que como na nota anterior, estará composto pelas mesmas vogais e consoantes; cuja diferencia básica e fundamental residirá no ritmo da emissão; enquanto que para as águas lentas o ritmo será sempre DESCONTÍNUO para as águas semi-ligadas o ritmo será sempre SEMI-DESCONTÍNUO. Há que considerar que dado o ritmo mais acelerado desta nota os ditongos rompem-se e há muitas ocasiões em que soa uma só vogal, sempre na presença da consonante "l" e o amplo repertório de consoantes que estão presentes nestes sons, nos quais o canário imite os sons da água a correr num ribeiro ou borbulhamento suave de água a ferver.
VALOR POSITIVO. .. . . Até 9 pontos
VALOR POSITIVO. .. . . Até 9 pontos
NOTAS NEGATIVAS
RASCADAS:
Neste caso o som resultante é um ruído desagradável que emite o canário ao lançar, com maior alcance no timbre, a consoante "r" sobre a vogal, bem como, juntando a nota musical com um "g", finalizando de forma afogada. Convém diferenciar as rascadas emitidas com plenitude de faculdades, por defeito de aprendizagem e de sons roçados, consequência , muitas vezes, de enfermidades respiratórias nos órgãos de fonia. Os primeiros são imediatamente penalizantes, enquanto que os segundos se não forem muito graves (fricção nos sons contínuos de timbres) apenas se subtrai alguma pontuação, mas não se penalizam.
VALOR NEGATIVO. . . . Até 3 pontos
ESTRIDÊNCIAS:
Variações que aos sucederem-se os sons na formação das notas, se rompe toda a relação lógica e determinada na mudança de entoação , transformando os períodos musicais de forma brusca, violando todas as leis da modulação, harmonia e pureza musical. Pode aparecer numa parte do repertório ou no repertório inteiro, já que, como dizíamos anteriormente, é consequência da elevação da intensidade do som no tom de uma parte do canto ou do eixo tonal, desequilibrando a rima musical no primeiro caso ou saindo da intensidade sonora do canto em geral.
VALOR NEGATIVO.. . . Até 3 pontos
NASALIDADE:
NASALIDADE:
Sons consistentes na emissão do canto que denota sua formação nas cavidades nasais do canário, mais que nos órgãos de fonia próprios (seringe), dando como resultado umas vozes defeituosas. Convém aqui também diferenciar os sons nasais penalizantes, das afonias que em casos graves, elimina e desclassifica o exemplar que as padece e que são ser produto de enfermidades várias.
VALOR NEGATIVO. . . . até 3 pontos
OUTROS CONCEITOS
IMPRESSÃO:
Para a aplicação desta parte seguiremos com o mesmo sistema da APLICAÇÃO MATEMÁTICA, já que consideramos e estamos de acordo em que a impressão subjectiva é a que fica reflectida em todas as pontuações da ficha de julgamento, sendo esta unicamente como aditamento complementar para aqueles exemplares carentes de notas negativas em seu repertório, sendo as normas para sua aplicação as seguintes: É concedido 1 ponto de impressão a todos aqueles pássaros que somem na sua ficha de julgamento de 74 a 82 pontos positivos, ambos inclusive, e não tenham nenhum ponto negativo, se tiverem perderão este ponto. Serão concedidos 2 pontos de impressão a todos aqueles pássaros que somem na sua ficha de julgamento de 83 a 90 pontos, ambos inclusive, e não tenham nenhum ponto negativo , de contrário se descontarão até mesmo os 2 pontos. Concedem-se 3 pontos de impressão a todos aqueles pássaros que somem na sua ficha de julgamento mais de 90 pontos positivos e não tenham na mesma nenhum ponto negativo, neste caso se descontarão da impressão tantos pontos, como negativos tenha a ficha de julgamento. Abaixo dos 70 pontos se considerará o canário em seu canto, como Insuficiente, classificação que faremos constar na ficha de julgamento
HARMONIA:
Pontua-se no conjunto dos 4 pássaros (equipa) de um a quatro pontos reais e para sua aplicação se terá em conta em primeiro lugar que em algum momento do canto os 4 pássaros o tenham feito de uma só vez, que suas vozes e tom de canto seja uniforme e tenham em conjunto uma boa harmonia, por último, que sua direcção ou linha de canto, seja a mesma, sem que existam diferenças grandes, quanto à sua qualidade entre os diversos componentes da equipa. Esta pontuação não tem relação directa com a qualidade individual de cada componente da equipa, já que de uma maneira geral se pode considerar que quatro pássaros tenham uma harmonia máxima de quatro pontos e ser sua qualidade individual medíocre, posto que o que se considera aqui é a conjunção de sons dos quatro pássaros.
Traduzido por: Diogo Santana
Autor: Jesus L. Rovira
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