11 de setembro de 2011

Directrizes e considerações para os julgamentos

CONCEITOS PRÉVIOS DO CANTO  TIMBRADO  ESPANHOL 

TIMBRES:

Sons simples de ritmo contínuo. A frequência de emissão é tão rápida e a intermitência entre as sílabas é tão curta e breve, que nosso órgão auditivo (sensibilidade auditiva) só percebe um som continuado. Para a emissão deste som o canário emprega uma forma de linguagem paulatina. Esta nota está composta unicamente pela vogal "i" e a consonante "r", sendo o som mais doce e agradável quando domine o valor da vogal sobre a consonante. Em caso contrário teremos sons duros. A maior pontuação nesta nota é considerada naqueles casos em que o canário modula o som, quer isto dizer, muda o TOM do timbre, formando sons em escalas ascendentes ou descendentes. Neste giro o canário reproduz onomatopeicamente o som emitido pelo aparelho eléctrico que se utiliza para chamar.
VALOR POSITIVO. Até 9 pontos

VARIAÇÕES RODADAS:

Nota musical de canto que tem uma frequência algo mais lenta que os TIMBRES, embora a sua forma de emissão continue a ser um som simples de ritmo continuo. A diferença que há entre ambas as notas é a troca da vogal, que neste giro estará formada pela  consonante "r" e as vogais "e", "o" e "u". A duração da nota será curta e terá mais valor quanto mais cerrada seja a vogal e  o som emitido seja profundo e mais oco (normalmente com o emprego das vogais "o" e "u"). Também , quando a sua utilização seja como  nota de enlace entre os diferentes giros que compõem uma canção. Há que ter presente que por sua curta duração (3 segundos) não cabe nesta nota  a modulação dos sons,
uma vez que para  isso o canário teria que  prolongar a nota  e acabaria por executar um giro  penalizante  (RULOS).
VALOR POSITIVO. . Até 18 pontos

TIMBRE DE ÁGUA:

Neste giro tal como sua própria denominação indica nos encontramos na presença do que podíamos chamar variação do timbre ou melhor ainda TIMBRE ESPECIALIZADO. Portanto estaremos na presença de uma nota  de claro ritmo continuo, o que unicamente muda é  o canto para  mais doce e se compõe silabicamente pela mesma vogal a "i" mas acompanhada pelas consonantes "b" e "l" formando a sílaba "bli, bli, bli... que dá a  sensação de ouvir um timbre no seu ritmo e um som de água que corre ligeiramente, pela conjunção da consonante, básica e fundamental em todos os sons onomatopeicos da água que será sempre a consonante "l". O mesmo que para os timbres se considera  a máxima pontuação neste giro, quando as faculdades do canário consigam fazer deste timbre, primeiro um som claro na sua dicção e vocalização e segundo quando faz com ele uma  escala bem ascendente ou  bem descendente, quer isto dizer,  quando seja capaz de MODULAR  o som.
VALOR POSITIVO. . . . Até 9 pontos

CASCAVEL:

Nota  musical de canto que encerra beleza quando é executada com clareza  de dicção; e de dificuldade quando de sua emissão resulta um som de claro ritmo descontínuo. A sílaba que compõe este giro está composta pelas consonantes "l" e "n" e a vogal "i", compondo neste caso o som onomatopeico de um cascavel ou campainha suavemente agitada com ritmo muito lento. No caso de eliminação da última consonante "n", o ritmo de emissão se acelera constantemente e passa de descontínuo a continuo (timbre) com o que perde valor na sua pontuação e menos terá quando este se produza com  terminação de TIMBRE, a transformação durante breves instantes da consonante "r" na  "l", soa mais como uma deformação do timbre que como giro em si  mesmo.
VALOR POSITIVO... . . Até 9 pontos

FLOREIOS:

Tanto nos Floreios  como nos Floreios Lentos, o canário pode, para compor a passagem, utilizar todas as vogais e consoantes do nosso vocabulário, pelo  que o número de combinações que pode executar é quase ilimitada. É a parte do canto que confere personalidade e carácter ao Timbrado  e envolve  uma maior dificuldade e beleza. A valorização desta nota  musical se efectuará por ordens dos seguintes conceitos: dificuldade (número de palavras que componham o giro e sua pronuncia)  beleza (oportunidade e sentido musical dentro da rima de canto) e também, supostamente, pelo domínio que demonstre o canário a repetir com qualidade este giro.
VALOR POSITIVO. . . . até 27 pontos

FLOREIOS LENTOS

A única diferença que existe entre este floreios lentos e os floreios  encontra-se fundamentalmente no ritmo de emissão, que para este terá que ser, como seu nome indica, descontínuo e lento, pelo prolongamento do som nas vogais ou  das consoantes finais. Como dizíamos, a valorização ou  pontuação será de acordo com a dificuldade do giro (maior ou menor número de letras que componham as sílabas e a dificuldade de as pronunciar), da dicção ( a dificuldade de pronuncia, a correcta vocalização da nota )  da beleza (entrelaçando estes sons com o resto da canção com harmonia, sentido musical e ajustado  à  rima do canto, e tudo isto bem executado).
VALOR POSITIVO. . . . até 27 pontos

CAMPAINHA

Esta nota está composta de sons claramente descontínuos, quanto ao seu ritmo de emissão e timbre  são  puramente metálicos. Contemplam um som onomatopeico do instrumento que habitualmente se utiliza nos centros de culto para chamar os fiéis à oração. É preciso diferenciar os sons metálicos, naqueles em que o canário recai , podem ser diferentes e numerosos, dentro destes, serão unicamente os que se assemelhem mais ao  som da campainha e que foneticamente são formados pelas vogais "a" e "o" e as consoantes "p", "t", "b", "l" e "n" o "ng", soando "plan", "tlan", "clon", "plon, etc... VALOR POSITIVO.. . . . Até 9 pontos

CLOQUEOS

Como sua própria denominação indica estamos, uma vez mais, na presença de um som onomatopeico, "Som da  galinha choca chamando seus pintos, a fazer clo, clo, clo, ". Fica  claro que esta nota tem um ritmo claramente descontínuo com uma frequência baixa e que foneticamente estará composta pelas consonantes "c", "k" e "l" e necessariamente das vogais "o" e "u". Segundo a linha de canto de cada canário pode-se observar alguma diversidade de sons, cuja característica fundamental se enquadrada nesta nota, será o som das consoantes que a compõem. O canário pode executar esta nota de duas ou  mais  diferentes formas  , deve-se ter em conta de pontuar a de maior qualidade ou dificuldade, assim desta maneira terá maior pontuação.
VALOR POSITIVO. . . . Até 18 pontos
  
CASTANHOLAS

Para compreender claramente o som deste giro temos que ouvir  o som produzido pelo instrumento musical espanhol com o mesmo nome , portanto será claramente um som onomatopeico. Esta nota tem as mesmas consoantes "c", "k" e "l",  que os cloqueos a única diferença está na vogal que neste caso é o “a”. O valor desta nota reside em que o canário emita o som com ritmo descontínuo, oco e uma clara semelhança com o som produzido pelo instrumento musical espanhol as castanholas. Não se admitem deformações nem mistificações, como o troca da "k" por o som "ch", ou sons de água defeituosos; sendo as castanholas um som simples  e baixo  número de harmónicos, descontínuo quanto a seu ritmo de emissão, sempre lento e oco quanto a seu timbre.
VALOR POSITIVO. . . . . Até 9 pontos

VARIACIONES CONJUNTAS:

Giro composto e que está formado claramente pela dualidade de sons sobrepostos, que são perceptíveis num mesmo instante de tempo, quer isto dizer, que o canário numa só emissão lança dois sons diferentes do seu repertório, claramente audíveis e diferenciados (nesta nota o canário aproxima tanto os sons, que nos soa ao mesmo tempo e muito sobrepostos, com o que dizemos que dualiza as vozes. O corrente é  que o canário emita estes sons com diferente grau de intensidade, com  que a percepção destes sons seja claramente diferenciada, tomando como som principal o de maior intensidade  e que soa menos. Ambos se pontuam  no  seu conjunto tal e qual como se ouvem , devendo-se considerar neste suposto a dificuldade, beleza e claridade da conjunção dos sons e não aqueles por separado.
VALOR POSITIVO. . . até 27 pontos
 
ÁGUA LENTA:

Nota composta por sons de claro ritmo descontínuo de grande  beleza e muita dificuldade, formada pela conjugação de diferentes consoantes especialmente a "b" e a "l" com os ditongos "OU, UI, OI" com o arrastamento  do som na última vogal, pode utilizar  também como consoantes a "d" "g" "p" "v" "b" e claro  sempre a "l". É evidente  que a valorização desta nota  sempre será subjectiva, mas haverá que se atender fundamentalmente à  dificuldade da mesma e à profundidade e semelhança  da mesma com o som de  água a cair de uma determinada altura sobre um recipiente cheio de liquido. Embora  o canário na  emissão deste giro possa empregar também  outras duas vogais "a" e "e", as notas  assim resultantes serão sempre de inferior qualidade, recordar que normalmente as vogais actuam nesta passagem formando ditongos e distanciando os sons pelo prolongamento da última letra.
VALOR POSITIVO. . . . até 18 pontos

ÁGUA SEMILIGADA:

Giro musical de canto do canário, que como na nota  anterior, estará composto pelas mesmas vogais e consoantes; cuja diferencia básica e fundamental residirá no ritmo da emissão; enquanto que para as águas lentas o ritmo será sempre DESCONTÍNUO para as águas semi-ligadas o ritmo será sempre SEMI-DESCONTÍNUO.  Há que considerar que dado o ritmo mais acelerado desta nota os ditongos rompem-se  e há muitas ocasiões em que soa uma só vogal, sempre na  presença da consonante "l" e o amplo repertório de consoantes que estão presentes nestes  sons, nos quais o canário imite os sons da água a correr num ribeiro  ou borbulhamento suave de água a ferver.
VALOR POSITIVO. .. . . Até 9 pontos

 
NOTAS NEGATIVAS

RASCADAS:

Neste caso  o som resultante é um ruído desagradável que emite o canário ao lançar, com maior alcance no timbre, a consoante "r" sobre a vogal,  bem como,  juntando a  nota  musical com um "g", finalizando de forma afogada. Convém diferenciar as rascadas emitidas com plenitude de faculdades, por defeito de aprendizagem e  de  sons roçados, consequência , muitas vezes, de enfermidades respiratórias nos  órgãos de fonia. Os primeiros são imediatamente penalizantes, enquanto  que os segundos se não forem muito graves (fricção nos  sons contínuos de timbres) apenas se subtrai alguma  pontuação, mas não se penalizam.
VALOR NEGATIVO. . . . Até 3 pontos

ESTRIDÊNCIAS:

Variações  que aos sucederem-se  os sons na formação das notas,  se rompe toda a relação lógica e determinada na mudança de entoação , transformando os períodos musicais de forma brusca, violando todas as  leis  da modulação, harmonia e pureza musical. Pode aparecer numa parte do repertório ou no repertório inteiro, já que, como dizíamos anteriormente, é consequência da elevação da intensidade do som no tom de uma parte do canto ou do eixo tonal, desequilibrando a rima musical no primeiro caso ou saindo da intensidade sonora do canto em geral.
 VALOR NEGATIVO.. . . Até 3 pontos
NASALIDADE:
Sons consistentes na emissão do canto que denota sua formação nas cavidades nasais do canário, mais que nos órgãos de fonia próprios (seringe), dando como resultado umas vozes defeituosas. Convém aqui também diferenciar os sons nasais penalizantes, das afonias que em casos graves, elimina e desclassifica o exemplar que as padece e que são  ser produto de enfermidades várias. 
VALOR NEGATIVO. . . . até 3 pontos

OUTROS CONCEITOS

IMPRESSÃO:
 Para a aplicação desta parte seguiremos com o mesmo sistema da APLICAÇÃO  MATEMÁTICA, já que consideramos e estamos de acordo em que a impressão subjectiva é  a que fica  reflectida em todas as pontuações da ficha de julgamento, sendo esta unicamente como aditamento complementar para aqueles  exemplares carentes de notas negativas em seu repertório, sendo as normas para sua aplicação as seguintes:  É concedido 1 ponto de impressão a todos aqueles pássaros que somem na sua ficha de julgamento de 74 a 82 pontos positivos, ambos inclusive, e não tenham nenhum ponto negativo,  se tiverem perderão este ponto. Serão concedidos 2  pontos de impressão a todos aqueles pássaros que somem na sua ficha de julgamento de 83 a 90 pontos, ambos inclusive, e não tenham nenhum ponto negativo , de contrário se descontarão  até mesmo os 2 pontos. Concedem-se 3 pontos de impressão a todos aqueles pássaros que somem na sua ficha de julgamento mais de 90 pontos positivos e não tenham na mesma nenhum ponto negativo, neste caso se descontarão da impressão tantos pontos, como negativos tenha  a ficha de julgamento. Abaixo dos  70 pontos se considerará o canário em  seu canto, como Insuficiente, classificação  que faremos constar na ficha de julgamento
  
HARMONIA:
Pontua-se no conjunto dos 4 pássaros (equipa) de um a quatro pontos reais e para sua aplicação se terá em conta em primeiro lugar que em algum momento do canto os 4 pássaros o  tenham feito de uma só vez, que suas vozes e tom de canto seja uniforme e tenham em conjunto uma boa harmonia,  por último, que sua direcção ou  linha de canto, seja a mesma, sem que existam  diferenças grandes, quanto à sua qualidade  entre os diversos componentes da equipa. Esta pontuação não tem relação directa com a qualidade individual de cada componente da equipa, já que de uma maneira geral  se pode considerar que quatro pássaros tenham uma harmonia máxima de quatro pontos e ser sua qualidade individual medíocre, posto que o que se considera aqui é  a conjunção de sons dos quatro pássaros.

Traduzido por: Diogo Santana
Autor: Jesus L. Rovira


Sem comentários:

Enviar um comentário