19 de maio de 2013

Como criar Timbrados campeões do Mundo





Por: Juan Matilla

Amigo Alfredo envio-te as minhas experiencias tal como falamos que podem ser de algum interesse.
Estimados companheiros este depoimento não pretende influenciar nem muito menos ensinar aqueles que levam muito mais anos que eu a criar canários apenas tento explicar as minhas experiências que de momento tem sido frutíferas e porventura sirvam para alguém.
Eu comecei faz alguns  anos por criar pintassilgos  este bonito pássaro que tantos momentos inesquecíveis me fez passar embora rapidamente me chamou à atenção o canto do nosso timbrado espanhol, pelo seu tom metálico com uma canção prolongada e tão variada que de verdade me cativou e desde então faz seis anos que comecei esta tarefa tentando aprovisionar-me dos melhores exemplares junto dos melhores criadores contatei pessoalmente com o maestro Álvaro Guillén que conhecia telefonicamente pois eu era sócio da S.O.M. e graças às suas indicações e explico isto porque numa das minhas visitas a sua casa trouxe um canário F-1 e comecei a desenvolver uma  linha que alguém me comentou que vindo de canário silvestre e chegando ao F-3 se podiam conseguir bons exemplares e efetivamente isto aconteceu. Consegui uns canários de canto muito suave e melodioso um pouco assilvestrados que de verdade dão à nota, entretanto quero também explicar que a princípio os resultados não foram os desejados. Os resultados apareceram quando comecei a preocupar-me em eleger as fêmeas com o mesmo esmero que elegia os machos, e só a partir deste momento apareceram os bons resultados as fêmeas para esta linha tem que ter um  peito largo com uma capacidade torácica o mais ampla possível, também me disseram que os primeiros cruzamentos são feitos com fêmeas verdes e posso-vos assegurar que isso não é necessário o que é preciso é que o canário silvestre passe toda uma temporada no voador das fêmeas para se acostumar a elas. Na alimentação uso sementes de primeira qualidade principalmente no que diz respeito à sua limpeza, algo que para mim é de vital importância, a higiene tem que ser extrema para evitar as doenças se houver uma boa limpeza menos probabilidade há de haver essas doenças, para as crias utilizar o embuchado sempre que o tempo o permita pois as crias desenvolvem-se de forma mais rápida e ao mesmo tempo proporcionar-lhes antibiótico nos primeiros dias sem prejudicar com as mães que estarão provavelmente preparando-se para a seguinte postura e todos sabemos que é totalmente proibidos os antibióticos durante a gestação. Quanto à educação dos novos exemplares, primeiro é necessário que tenham capacidade, se a tiverem é possível ensinar-lhes tudo o que queiramos, se quisermos campainha, que a escutem  e de certeza que a emitam, se notarmos que lhe falta outra nota seguiremos o mesmo método que escutem um maestro que tenha essa nota, ou um CD. etc.etc. embora eu conte com uma vantagem que a maioria não tem é que eu moro em plena serra de Gredos e meus canários passam grande parte de sua vida no exterior onde efetuam a muda e aqui temos a sorte de estar escutando durante toda a noite muitas aves silvestres mas especialmente o rouxinol canta toda a noite até ao amanhecer, enfim cada mestre com seu método, pelo menos para mim gosto que os criadores da nossa pequena sociedade me contem as suas experiencias e dar-mos conselhos uns aos outros para que possamos ter bons resultados. Antes de despedir-me permitam-me  agradecer ao meu amigo de La Palma  José Hernández por sua contribuição a este meu depoimento .

 

Sem comentários:

Enviar um comentário