2 de maio de 2012

Educar ou não educar o canto timbrado


       Na opinião dos criadores e adeptos dos canários descontínuo esta questão é fácil de explicar. Se algum criador de canários de canto timbrado espanhol ensina seus pássaros a cantar com gravações e mesmo com canários maestros leva um mau caminho e está dando o primeiro passo para cometer um erro muito grave, que mais cedo ou mais tarde vai pagar a factura no seu  canaril . Enumeram-se, assim, algumas questões que justificam não ser bom fazer este tipo de educação, esta é a opinião de grandes criadores desta linha de canto (Descontínuo):
1º- Porque nunca esse pássaro vai dar essas notas, como daria um canário cujas notas fossem próprias, boas ou más, mas suas.

2º- Porque nunca vai poder criar com esse canário nem com seus irmãos, tendo em conta a pontuação desse pássaro em concurso, porque essa pontuação era fictícia e este mesmo pássaro não irá transmitir geneticamente nada do que canta.

3º- Porque nunca se saberá como canta verdadeiramente esse canário e, assim, não se podendo apreciar as diferentes forma de canto entre uns e outros, sendo que todos eles pertencem  à mesma raça.

4º- Porque rompe com os objectivos da canaricultura, que é investigar e melhorar a raça.

5º- Porque a cultura musical no canto Timbrado Espanhol, sempre ficará reduzida  à  mínima expressão, e nunca se saberá apreciar em sua plenitude, a variedade de canto desta raça e portanto nunca se seleccionará um bom Timbrado Espanhol.

2 comentários:

  1. Não entendo, pois na natureza os filhotes não se isolam, mas crescem ouvindo os outros cantando. Nunca vi um canario cantar igual o outro. Cada um tem um canto peculiar e unico, diferente do outro.

    ResponderEliminar
  2. Penso que a pessoa anónima tem razão, uma gravação ou um maestro com certeza que será um melhor ambiente para o pássaro estar mais descontraído.

    ResponderEliminar