20 de agosto de 2011

Alguns produtos naturais para aves

 

 

 

Chá de Boldo -  (pneumus boldus), folhas. Planta medicinal oriunda do Chile. Os índios dos Andes sempre utilizaram como digestivo e como laxante. Esta planta tem sido tradicionalmente associada a uma benéfica ação como hepático e da vesícula biliar.
Modo de usar: usa-se este chá para a prevenção do famoso e ponto negro (proventiculite), e para limpar e auxiliar o fígado das aves.
Dá-se o chá de boldo 2 dias por semana durante todo o ano.
Testemunho: O boldo e a carqueja são vendidos em ervanárias a "vulso", onde pode ser misturado em agua quente e depois de fresco, servido as aves. Eu compro saquetas já feitas de 1,2g, deixo ferver 1 litro de agua e ponho a saqueta, deixo repousar até a cor da agua estar meio alaranjada, retiro a saqueta. Deixo arrefecer e sirvo as aves. Antes tenho o cuidado de retirar todos os bebedouros durante 1-2 horas, assim sei que as aves vão beber o famoso chá. Desculpe amigo, mas talvés o meu post não tanha sido bem especifico. Estes chás são uzados todo o ano nas minhas aves. Tento sempre dar produtos naturais as minhas aves.
Para quem não conhéçe deixo aqui uma ligeira descrição de ambos:

Chá de Caequeja -  (pteurospartum tridentatum), flor.
O conhecimento empírico adquirido ao longo dos tempos tem permitido associar a esta planta uma benéfica ação no aparelho respiratório, nomeadamente no alivio da tosse (catarro) e como estimulante da vesícula biliar.
Usar para: Problemas respiratórios.


O Mel e a  Propolis - (própolis sem Álcool). 
Antibiótico natural. A utilização da própolis e do mel tem ação: antimicrobiana, antifúngica, antivirotica, antiprotozoário, bactericida e bacteriostatica, anestésica, antiflamatoria, antioxidante, estimulante sexual, cicatrizante, estimulador do sistema imunológico entre outros.
 Maneiras de usar: Há varias maneiras de usar, dá-se na papa uma vez por semana. E a própolis uma vez por mês, uma ou duas gotas em 40ml de água.
Tanchagem -  folhas e sementes. A tanchagem detém qualidades adstringentes, depurativas, cicatrizantes, expectorantes e hemostáticas, afecções respiratórias, diarréia, desinteira e inflamações crônicas, antibacterianas e dizem ser um ótimo preventivo contra “peito seco”.
 Maneiras de usar: uma folha a cada 15 dias ou chá. Sementes quando estão maduras também são excelentes.
  
 Pepino - Rico em fibras, vitamina C, folato, silícia e flúor, auxilia o fígado e o sistema digestivo como um todo, auxilia no canto e principalmente ajuda na muda de penas.
 Maneira de usar: na época da muda de penas uma vez por semana e após a cada 15 dias.


Babosa -  Aloe Vera. O Aloe vera é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Geralmente é utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, queimaduras, psoríase, hanseníase, etc). Pesquisadores encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas como os egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses e mesmo citações na Bíblia deixam claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.
É um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana, cicatrizante, capacidade de re-hidratar o tecido capilar ou dérmico danificado por uma queimadura, entre outras.
Nos canários é usada nos pés para pequenos machucados e escamas.
 Maneira de usar: pegar um pedaço de babosa e passar nos pés dos canários fazendo uma leve massagem. Recomenda-se o uso por sete dias.

Alho - Ora cá está um produto natural realmente muito eficaz, o Alho.. Bem existe muita maneira de o dar as aves, mas as suas propriedades e eficácia está mais que confirmada.. O alho possui um óptimo valor nutricional, vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir infecções respiratórias e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas. Eu nestas alturas (bruscas mudanças de temperatura e chuva) costumo dar 2 a 3 dias seguido, para assim evitar as tais infecções respiratórias.. No Inverno costumo dar de 15 em 15 dias, agora só como prevenção.. Sendo este produto natural, é muito apreciado pelos criadores de aves..
Como usar: Colocar um ou dois dentes de alho por litro de água. E como: Cortar o alho aos pedaços e deixar dentro de água cerca de um dia. No dia seguinte servir as aves. Repetir este processo todos os dias durante 3 dias.
  
Descrição do produto: O alho pertence ao género Allium, assim como a cebola e a chalota, entre outras plantas. A maioria das propriedades do alho deve-se aos seus vários compostos de enxofre. Quando se tritura ou mastiga o bolbo, a aliína, um destes compostos, transforma-se em alicina (responsável pelo odor e alguns dos efeitos terapêuticos), e parte desta decompõe-se em outros produtos sulfurosos também com propriedades medicinais. Cozinhar o alho inibe a formação de alicina e elimina algumas das outras substâncias terapêuticas.
O alho era apreciado e usado pelas suas propriedades terapêuticas já pelos antigos egípcios para curar desde a lepra às hemorróidas, além de que, por exemplo, os construtores de pirâmides tomavam-no para ganhar força e resistência. Pasteur descobriu-lhe propriedades anti-bacterianas e durante as duas guerras mundiais foi usado para tratar ferimentos.
Actualmente fazem-se estudos para apurar o seu potencial anti-cancerígeno, estando já provado ser eficaz na prevenção dos cancros do tracto digestivo, do cancro da mama e da próstata. Além disso, sabe-se que é redutor de problemas cardíacos, pois reduz a coagulação do sangue ao impedir que as plaquetas se aglomerem e se agarrem às paredes das artérias e ajuda a baixar a tensão arterial, alargando os vasos sanguíneos e permitindo, assim, que o sangue circule mais livremente. Também combate as infecções de vários tipos, inclusivamente provocadas por vírus, bactérias e fungos, reforça a imunidade, tem propriedades antioxidantes e pode baixar os níveis de colesterol.
O alho é rico em vitaminas A, B2, B6 e C, assim como em aminoácidos, em ferro, silício e iodo.
São muitos os benefícios.
As aplicações do alho regra geral são as seguintes:
Antibiótica, Antiinflamatória, Antimicrobiana, Antiasmática,
Antioxidante, Anticancerígeno, Protetor cardiovascular entre tantos outros.
Seu uso em canários e aves em geral é muito difundido e utilizado principalmente na Europa.
Outra maneira de usar: Há varias modos de usar, cada criador tem uma maneira diferente e proporção já fixada em seus plantéis. Pode ser usado na água, in-natura, frito, granulado, etc... Utiliza-se granulado ou in-natura misturado com a papa na proporção de 5% para cada kilo.
Amigos não deixem de usar este maravilhoso antibiótico natural.


Salsa - Rica em vitaminas A, C, D, B1 e B2, ferro, cálcio, potássio e sódio.
Tem ação diurética. Ajuda na eliminação de ácido úrico.
É ainda utilizada para facilitar a digestão.
Por ser alcalina é considerada purificadora do sangue.
Nas aves ajuda na respiração, visão e na carência de vitamina A.
 Maneira de usar: Triturar e servir com a papa.
 Vinagre de maçã, um produto natural e saudável!
O vinagre de maçã é muito diferente do comum, vinagre químico.
O vinagre comum (químico) é um produto obtido através da oxidação do acetaldeído, que é derivado do etanol (alcool).
Um facto bastante perturbador no processo de produção do vinagre regular é que todo o tipo de frutos, em quaisquer condições, estão a ser usados. Inclusivamente restos de fruta das indústrias de produtos frutícolas, vegetais e restos de vegetais, e mesmo bebidas fora da validade. Em resumo, qualquer coisa que seja fermentavel, é atirada para a "chaleira do vinagre" que tem como resultado um vinagre incolor e sem sabor ao qual são aditivados corantes e extractos para dar sabor. Daqui concluímos, não é para ser utilizado para as nossas aves.
A produção do vinagre de maçã biológico é completamente diferente. Uma manufactura responsável utilizará apenas maçãs inteiras e saudáveis. As maçãs esmagadas são fermentadas de forma natural pelas bactérias concernantes à maçã. Após o processo de fermentação, o vinagre de maçã é armazenado em barris - preferencialmente de carvalho -, por vezes com a adição de algumas ervas. Um bom vinagre de maçã não é pasteurizado. Leia cuidadosamente o rótulo antes de comprar!
Este tipo de vinagre - e apenas este - é uma fonte de bem estar para as suas aves.

Porque:
- providencia uma melhor digestão
- consequentemente um melhor trânsito intestinal
- assegura uma melhor circulação sanguínea em todo o corpo, em particular nas junções; alguns estudos argumentam mesmo que ele previne as artroses
- contém vários minerais essenciais ( ferro, fósforo, cálcio e magnésio) e vitaminas ( P, C, E, B1, B2 e B6)
- aumenta o grau de acidez no papo das aves, o qual reduz a contaminação bacteriana. As bactérias não prosperam em ambientes ácidos.
 - diminui o colesterol, purifica o sangue, previne a arterio-esclerose e é benéfico para os rins
- diminui ainda inflamações no corpo e reduz as dores nos casos de inflamação muscular e gota.

Pode adicionar vinagre de maçã à água da bebida duas vezes por semana, mas lembre-se das seguintes precauções:

- Não adicione apenas qualquer quantidade de água, mas meça cuidadosamente
- Durante a época de acasalamento e especialmente quando haja ninhadas, é aconselhavel reduzir a quantidade abaixo mencionada de forma a que possa fornecer o vinagre, 4 vezes por semana
- Antes de adicionar o vinagre, verifique o nível da acidez da água
 Se seguir as instruções abaixo, poderá administrar com segurança, o vinagre de maçã. Se não seguir estas instruções, estará a tomar uma pesada responsabilidade naquilo que está a fornecer às suas aves.
 Primeiro verifique o nível de acidez (PH) da água da bebida. A água da torneira tem mais ou menos o mesmo nível de Ph todos os dias. O mesmo se aplica para a água engarrafada. Usando água de um furo (no subsolo) ou mesmo de um poço de superfície (não recomendável), o nível de Ph da água depende das alterações nos níveis do subsolo por onde a água flui. Especialmente a água de superfície pode variar bastante.
Pode facilmente ter o nível de acidez verificado em qualquer laboratório. Mesmo um farmacêutico poderá fazer-lhe isso. Ou então pode fazê-lo você mesmo se tiver um medidor de Ph. Eles estão disponíveis em variadas formas e preços. Mas não será necessário dispender mais de 50 euros para obter um aparelho razoável. Assegure-se que segue as instruções do manual. A maioria destes medidores de Ph precisa de ser calibrado (novamente) de tempos a tempos. Mais uma vez, siga o manual de instruções.
Agora adicione o vinagre de maçã. De início adicione 5 ml por litro. A seguir, verifique novamente o nível de acidez. Repita se necessário, mas nunca com mais de 5ml de cada vez. Quando a água tiver atingido um nível de Ph entre 6,5 e 6,3, você já terá adicionado o suficiente. Nunca vá para valores abaixo de Ph 6,3 porque isso poderia provocar mais desvantagens do que vantagens. Mantenha em mente o seguinte: água com um nível de Ph 6 é dez vezes mais ácida do que água com nível 7 de Ph. Água com 5 Ph é cem vezes mais ácida!!
Um nível 6,5 Ph de acidez é bom para pequenos periquitos, agapornis, red rumpeds.... e o nível 6,3 Ph é sensivelmente o máximo a ser dado para papagaios e aves de porte semelhante.
 Prove você mesmo: beba um copo de água engarrafada. Sabe bem. Adicione vinagre de maçã até atingir um nível de Ph 7. Vai saber um pouco mais a ácido, mas continua bebível o suficiente para acabar o seu copo. Adicione mais vinagre até atingir o nível 6 de Ph. Intragável!!
 Existem outras aplicações para o vinagre de maçã:
 - Tratamento de pequenas feridas, cortes e arranhões
- Tratamento de pele seca, escamada, irritada ou infectada
- Tratamento das penas - e problemas de picagem
 Para uso externo, o vinagre de maçã precisa de ser diluído em pelo menos a mesma quantidade de água; faça uma solução de no máximo 50% vinagre de maçã e 50% água. É preferível usar um cotonete para a aplicar. Lembre-se sempre de nunca deixar qualquer quantidade de vinagre de maçã nos olhos, narinas ou ouvidos das suas aves.
 Por fim, pode adicionar algumas gotas de vinagre de maçã às sementes germinadas com que alimenta as suas aves. As sementes germinadas são vulneráveis a infecções bacterianas, e de bolores/ fungos. Após uma preparação cuidada das sementes germinadas, ou seja passando por água corrente regularmente, você pode adicionar algumas gotas dispersas, para manter as sementes nutritivas, por mais tempo.
Pelo mesmo motivo pode-se adicionar algum vinagre de maçã à papa de ovo recém preparada. Quando fornecemos fruta fresca e vegetais - o que todos devemos fazer! - podemos também adicionar algumas gotas dispersas de vinagre de maçã, para manter os frutos livres de infecções por um bocado. Principalmente fruta muito madura que apodrece rapidamente.  
Conclusão: o vinagre de maçã é muito benéfico para as suas aves.... desde que você saiba o que está a fazer. Não se trata da cura milagrosa, mas se usado devidamente, providencia uma melhor resistência às suas aves. Também os humanos e outros animais de estimação podem tirar benefícios do uso regular do vinagre de maçã.
O vinagre de sidra é um produto muito fácil de encontrar, em qualquer supermercado ou  mercearia. É um produto natural. Muitas pessoas utilizam no tempero de saladas e outros alimento. Quanto à parte ornitológica. O vinagre de sidra faz o mesmo efeito que a colina. Este contém uma substancia á qual se dá o nome de “coilina”. Já se sabe que os problemas hepáticos nas aves muitas vezes são provocados por excesso de gordura no fígado, a alteração da flora intestinal (parte que protege o estômago)  causa frequente nas infecções intestinais.
Quanto aos benefícios para as aves são vários. Quando as aves estão demasiado gordas por norma costuma-se comprar “colina” e fazer-se uma dieta de sementes. Quase todas as sementes são ricas em gordura claro que não são todas as sementes, mas muitas são. As sementes ditas sementes pretas (nabo, níger, entre outras) são muito ricas em gordura. As aves mais gulosas se não se tiver algum cuidado acabam por dar problemas. A ave deixa de comer todas as sementes e começa por fazer uma alimentação pouco adequada comendo só um ou dois tipos de alimento, por norma sementes pretas.
A utilização do vinagre de sidra durante alguns períodos do ano vai resolver muitos desses problemas. O vinagre de sidra contém uma substancia “coilina” que é de grande consistência quando ingerida pelas aves e se fixa nas paredes musculares internas do estômago da ave protegendo  e fazendo com  que este fique mais forte. Assim pode facilitar na digestão e eliminação das gorduras. Isso pode conseguir-se com a administração de vinagre de sidra.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DO VINAGRE DE MAÇÃ
Há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais e enzimas essenciais e complexos multivitaminicos.
Igualmente, encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate da anemia ) e elementos antioxidantes, combatem os radicais livres que produzem a decrepitude do corpo. Possui qualidades anti-sépticas (mata os micróbios infecciosos) e antibióticas ( contem bactérias inimigas dos microorganismos deletérios).
O vinagre de maçã natural é rico em sais minerais, entre os quais o acido málico, que entre outras funções, faz parte do chamado "ciclo de krebs", que sintetiza um conjunto de reações bioquímicas responsáveis pela produção de energia no interior das células.Ele ajuda também na absorção dos nutrientes e, ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, pois o vinagre natural de maçã ajuda na eliminação de substancias tóxicas, ingeridas por má alimentação, que se alojam no intestino e fígado. Temos também a pectina que auxilia nos processos digestivos, reduzindo extraordinariamente o colesterol e outras gorduras densas.
O vinagre de maçã natural é altamente diurético, ajuda na eliminação do excesso de líquidos.
Possui qualidade antioxidantes, antiinflamatória e antibióticas excelentes. O vinagre de maçã natural controla o equilíbrio do pH do sangue e da pele.
Uma das razões da vitalidade do vinagre de maçã é que ele associa minerais ao potássio: fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxofre, ferro, flúor, silício e traços de diversos outros. Alguns cientistas como o médico Pires Van Koek atribuem ao vinagre de maçã natural qualidades medicinais miraculosas para a saúde.
 Maneira de usar: Diluir uma colher cheia de sopa (10ml) por cada litro de água. Repetir esta operação duas vezes por semana, nos outros dias água normal.


Coentro - O coentro é uma excelente fonte de fibras dietéticas, ferro, magnésio e manganês.
As sementes de coentro funcionam como um estimulante para o estômago e o intestino, e principalmente o fígado das aves. O coentro é rico em vitamina A.
Maneira de usar: Para limpeza do fígado e prevenção coloque um punhado de semente de coentro lavadas em um litro de água fervente. Deixe esfriar e sirva nos bebedouros por sete dias.
 Picão -  Bidens pilosa. Espécie encontrada em todas as regiões tropicais e subtropicais, comumente invasora em cultivos. Considerada um inço entre hortaliças.
Indicação:  Chá de Picão: anti-séptico, catarros, hepatite, infecções do estômago e rins, intoxicação alimentar, pâncreas, para o fígado das aves, é também um vermífugo natural.
Maneira de usar: Coloque 3 colheres de sopa de erva para um litro de água, se  tiver in-natura, mais ou menos uma chavena  de café da planta picada para ½ litro de água. Quando a água alcançar fervura, desligue e espere esfriar. Forneça nos bebedouros por sete dias.
*Banhos de picão-preto são ótimos para aliviar irritações provocadas por picadas de insetos. Basta preparar um chá bem forte, deixar esfriar e banhar o local afetado. Se tiver folhas frescas também pode macerar com água e lavar a área afetada por três dias.

Erva-de-Santa - Maria - ( Mentruz). Herbácea de raízes oblongas, brancas e com interior amarelo de folhas lanceoladas, pequenas e dentadas. Suas flores são pequenas e brancas, ou esverdeadas. Seus frutos são secos, pequenos e possuem numerosas sementes negras. É também conhecida como Mastruço, ambrósia, anserina, chá-do-méxico, mastruz, matruz, menstruz, mentraz, quenopódio e erva-formigueira.
Indicação: Vermífugo, laxativo, circulação, contusão, hemorragia interna.
Para aves é usado como vermífugo.
Maneira de usar: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue e deixe esfriar. Fornecer em bebedouros por três dias.

Confrey - Symphytum officinale. Originário da Europa e Ásia, o Confrey, Symphytum officinale L., é uma planta herbácea e perene que se concentra em uma pequena touceira; pode atingir até 90 cm de altura.
Indicação: contusão, deslocamentos, dores, cortes, feridas, fissuras, fraturas, furúnculos, luxações, pele (erupções, inflamações, irritações, tecidos necrosados, manchas, irritações), queimaduras, picadas de insetos.
Maneira de usar: Só deve de ser utilizada em compressas e lavagem. O chá é prejudicial, podendo causar intoxicação.

Pitanga -  Eugenia uniflora. A pitangueira é conhecida como Eugenia uniflora, L, Dicotyledonae, Mirtaceae. O fruto, por ser vermelho escuro (pitangueira vermelha), era conhecido pelos índios tupi-guaranis pelo nome de Pitanga. A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança de 2m a 4m de altura, mas, vegetando sob ótimas condições de clima e de solo, alcança alturas acima de 6m, quando adulta. As folhas pequenas e verde-escuras, quando formadas, exalam aroma forte e característico.
Indicação: Chá de Pitanga. Afecções do fígado e auxilia no sistema respiratório.
Maneira de usar: Coloque 3 colheres de sopa de erva ou uma chavena de café, de folhas in-natura para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue e deixe esfriar. Sirva nos bebedouros por sete dias ou a cada 15 dias como preventivo.

Espinheira-Santa -   Maytenus spp.  A Espinheira-santa ganhou esse nome justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas margens e por ser um "santo remédio" para tratar vários problemas. Na medicina popular, é famosa no combate à úlcera e a outros problemas estomacais. Ao que parece, a fama é merecida: na Universidade Estadual de Campinas (SP), farmacologistas analisaram a planta em ratos com úlcera e, segundo os pesquisadores, "nos que tomaram o seu extrato, o tamanho da lesão diminuiu muito rapidamente e, em comparação com os remédios convencionais, a Espinheira-santa provoca menos efeitos nocivos".
Indicação: Chá de Espinheira-santa, uso interno (sistema digestivo em geral e principalmente o figado). Uso externo (Compressas): para banhar áreas com feridas ou picadas de insetos.
 Maneira de usar: Colocar em infusão, em um litro de água fervente, 2 colheres de sopa da erva, e deixar levantar fervura, desligar o fogo e deixar esfriar. Servir nos bebedouros por sete dias ou a cada 15 dias como preventivo.
 
Camomila -  Matricaria recutita. A origem da Camomila, mais provável, é a Europa, onde é muito comum nos jardins públicos. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. As partes mais usadas são as flores e as folhas. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que a tornaram tão famosa. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.
Indicação: O chá de Camomila é indicado para sistema digestivo, estresse, diarréia e para o fígado das aves
 Maneira de usar: Em um litro de água fervente, coloque 1 colher de sopa de camomila e deixe levantar fervura, desligue o fogo e espere esfriar. Sirva nos bebedouros por quatro dias ou como preventivo a cada 15 dias.


VARIAS PLANTAS PARA O FIGADO:
Há varias plantas e ervas que auxiliam o funcionamento do fígado e suas debilidades, segue-se  lista abaixo para que vocês possam pesquisar sobre cada uma delas:
Óleo de Alho, óleo de germe de trigo, abacateiro, Alcachofra, amor-do-campo, abacaxi, açafrão, agrião, alfazema, almeirão, alecrim, algas, ananás, angélica, anis,  artemísia, arruda, babosa, bardana, bálsamo-do-líbano ou figatil, beijo-de-moça, bucha-paulista ou esfregão, beldroega, Boldo-do-chile, cáscara-sagrada, castanha-mineira, chá-mineiro, chapéu-de-couro, camará, cardo-santo, carqueja, coerana , chicória (raiz), celidônia, conduranga, dente-de-leão, erva-da-míngua, erva-tostão, espinheiro, fedegoso, feuillea, gervão-roxo, juá-de-capote, jurubeba, karatoa, mulungu, quitoco, sensitiva, uva-do-mato, espinho-maricá, juá (raiz), losna, mil-em-rama, pariparoba , pau-amargo, pau-para-tudo, pita,salsa, sapé, vinagreira, entre outros.
 ACEROLA: Malpighia glabra L.
Outros nomes populares da Acerola Malpighia glabra: cereja-das-Antilhas, cereja-de-barbados, acerola (inglês), cereza de Antilles (espanhol), cerise d'Antilles (francês), ciliegia di Antilles (italiano), acerola (alemão), Antilles cherry, Barbados cherry, cereso, cerezo, escobillo, health tree, huesito, Puerto Rican cherry, West Indian cherry.
 Constituintes químicos da Acerola Malpighia glabra: ácido ascórbico (2-4%); ácido l-málico; ácido pantotênico; betacaroteno; carboidratos; caroteno; dextrose; frutose; hesperidina e outros bioflavonóides); limoneno; mucilagem; niacina; proteínas 4 g%, pró-vitamina A; riboflavina; rutina, sais minerais (ferro, cálcio 12 mg %, flúor 11 mg%, fósforo, magnésio, potássio, sódio); sucrose; tiamina; vitamina B6; Vitamina C (1-5 g/100 ml).
Algumas propriedades medicinais da Acerola Malpighia glabra: adstringente, antianêmica, antidiarréica, auxilia a regenerar o figado, antifungal, antiinflamatória, cicatrizante, mineralizante, nutritiva, vitaminizante entre outros.
 Maneira de usar: in-natura, fornecer o fruto para as aves consumir. Por vezes há recusa das aves em consumir, por este motivo deve ser introduzido aos poucos na dieta alimentar do plantel. Pode também ser triturada e misturada na papa para melhor introdução na dieta de seu pássaro. Outra forma de usar é fazer como se fosse um suco e colocar nos bebedouros, mas este método tem que ser assistido, pois após duas horas ela perdera seus poderes nutritivos. Eu não aconselho este ultimo método citado.
Como podem ver esta pequena fruta é rica em benefícios para suas aves e vale a pena tentar introduzir na dieta do plantel.
  Lembro a todos que leram este artigo que nada é “milagroso”. As plantas, frutas, legumes, ervas, etc... Acima citados todos têm seus benefícios e poderes curativos, mas às vezes o problema já esta por deveras adiantado e a solução não será alcançada.
Tudo o que foi citado acima deve ser introduzido no plantel aos poucos e sem pressa. Se você tiver receio de usar algo que foi citado, não use, ou use a metade da receita que é citada. Falo isso porque muitas vezes temos medo de introduzir coisas novas no nosso plantel, mas como o propósito do artigo é a forma natural de tratamento, vale a pena tentar introduzir o que você achar conveniente ao seu plantel. Tenho certeza que há mais benefícios do que perdas.

Para concluir: uzo este chá para a prevenção do fomaso ponto négro (proventiculite), e para limpar a figadeira das aves.
Tambem uzo um produto com o nome de FUNGIZONE na preparação durante 14 dias seguidos.

Dente de leao -
Mais um produto natural, para as aves.
O dente de leão (Taraxacum officinalis)é muito comum e se encontra em todo o mundo, dos climas quentes aos áridos, até a uma altitude de 2.800 metros. O famoso herborista Messeguè levanta a hipótese de que tal planta foi importada com as invasões bárbaras, já que os gregos e os romanos não conheciam sua existentência. Reconhecer o dente de leão, também conhecida como taraxaco, não é uma coisa difícil.
As folhas orvalhadas se dispõe em todas altitudes do terreno e se
assemelham à boca de um leão, de onde deriva o mais conhecido nome vulgar. Essas assumem uma cor verde intensa na face anterior e verde pastel na inferior. As inflorescências ficam dispostas em cima dos escapos e são de cor alaranjada.

A florescência ocorre durante todo o ano, embora que mais frequentemente em março-abril (na Europa). Na maturação os frutos, ou seja, os aquênios, possuem um particular órgão ligado ao ápice superior, constituído de uma plúmula em forma de pára quedas que tem a função de transportar, ao vento, as sementes o mais longe possível, para facilitar a expansão. As raízes espessas, constituídas de um único eixo central do qual partem numerosas raízes laterais, podem atingir a profundidade de 50 cm. De particular destaque estão as substâncias contidas no dente de leão, que é rico em vitaminas (A, B1, B2, C), sais minerais (SÓDIO, PÓTASSIO, CALCIO, FÓSFORO, FERRO, COBRE, MANGANÉS, MAGNÉSIO), TARAXISTEROL (laxativo) e TARAXINA (amargo e excitante).
Pela presença dos mencionados princípios nutritivos, esta planta se
constitui num óptimo suplemento alimentar, especialmente durante o
período reprodutivo e na muda. Além desses particulares interesses estão as propriedades terapêuticas. É um óptimo depurativo, descongestionante e estimulante das secreções dos sucos digestivos.
Não raramente nas aves em condições de vida cativa se manifestam
problemas decorrentes do estômago e intestinos, então o suco lactifero das raízes associado àquele da alcachofra constituem uma resposta eficaz. Além disso, esta planta é utilissima para inflamações e insuficiência renais, para formas anemicas e para os disturbios circulatórios. Fazendo-se ferver brotos, folhas e hastes pode-se obter um bom colirio. Se os criadores não têm tempo livre para recolher os dente de leão nos lugares onde crescem espontaneamente, podem facilmente cultivá-lo. Semeiam-se os aquenios num viveiro e depois transplantam-se para terra, com abundante água e adubo.

Penicilina:

Nome científico: Alternanthera brasiliana (L.) O. Kunt. 
Família: Amaranthaceae.
Outros nomes populares: anador, melhoral,
acônito-do-mato, caaponga, cabeça-branca, carrapichinho, carrapichinho-do-mato,
ervanço, infalível, nateira, penicilina, perpétua, perpétua-do-brasil,
perpétua-do-mato, quebra-panela, sempre-viva, terramicina.
Propriedades medicinais: folhas: analgésicas, depurativa, diurética, digestiva;
Nota: em vitro apresentou atividade anti-tumoral.
Indicações: bexiga, fígado, dores, antibiótico e anti-séptico para cicatrização
e limpeza de feridas, cortes, etc...
Parte utilizada: folhas.
Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada.
Modo de usar:
infusão de tres colheres de sopa. de folhas picadas em um litro de água.
a agua vai ficar com um tom meio vermelho.
o velho passarinheiro diz: quando a ave esta embolada no fundo da gaiola colocar em bebedouros o chá por 5 dias.
quando a ave esta com problemas no fígado, tratar por duas a três vezes semanais até os problemas serem sanados.
Quando a ave esta com problemas nas patas ou com machucados, banhar o local com o chá ou folhas maceradas com agua até os problemas serem sanados. pode ser usado a cada quinze dias como preventivo
“o cardo mariano moído e posto na água e dado a beber 2 horas é o suficiente para proteger o fígado pequeno das aves”

Chá de Eucalipto  - Só havia um chá que se dava era o chá de eucalipto ,ou seja ferve-se 4 ou 5 sementes e dá-se ás aves ,serve e muito para pássaros de canto e aves de voo de competição como os pombos
Tem acção directa nas vias respiratórias e vias aéreas ,os pássaros ficam com asma ou constipados por vezes este chá é dado á noite tira-se a água e quando se acordar tipo 9 ou 10 horas coloca-se o chá, para que haja melhor assimilação do mesmo e fica perto de duas horas, depois retira-se e deixa-se passar mais uma ou duas sem água, depois desse tempo coloca-se então água fresca.


Semente de Fónio - O fónio, é uma semente cultivada no Uganda e como se trata de um produto natural, a sobrealimentação nos pássaros não é possível, mais de três anos de investigação sobre a eficiência da semente na prevenção e tratamento da coccidiose revelaram resultados espantosos!
Sob a supervisão de veterinários, varias aves infectadas com os coccidios foram alimentados com fonio, e após uma semana, analisando as fezes das ditas aves, não foram encontrados sinais de coccidiose, havia desaparecido completamente!
Até hoje a coccidiose é curada com medicamentos que provocam nefastos efeitos colaterais negativos nas nossas aves.
O fónio é uma semente que cresce nos pântanos do Uganda. Há alguns anos que a pesquisa sobre os efeitos benéficos do fónio, que garantem ás aves na luta contra a coccidiose resultados fantásticos.
No caso das crias que sujam o ninho com fezes liquidas (enterites) o fónio em poucos dias resolverá o problema de modo natural , próprio como fazem as aves na natureza quando procuram sementes medicinais que curam as suas indisposições.

Resultados Assegurados - * Cura da coccidiose * Ninhos secos * Controlo das enterites * Aves em óptima forma física * Tudo de um modo natural sem auxilio de medicamentos

Modo de Utilização - Durante a primeira semana, permita aos pássaros decidirem voluntariamente a quantidade que achem necessária comer. Após a primeira semana, por casal fornecer 1 colher de café por semana. Em área com 30 a 40 pássaros fornecer 2-3 colheres de sopa por semana.
O fónio, deve ser fornecido puro, não misturar com qualquer outra semente ou produto.
Bela da Noite - Planta bi-anual composta robusto de um caule central com folhas laterais lanceolata de grandeza até a 10 cm as flores amarelo intensas são contidas vagens alongadas cerca de de 3-4 cm quando a flor desvanece-se e por conseguinte termina o seu ciclo permanece muitas vagens, todas viradas para cima ancorados ao cal central, presa fácil de muitos tipos de pássaros que as apreciam, sobretudo do mês de setembro a Dezembro.
Originária da América central está cada vez mais difundida por toda a europas.
As suas principais propriedades, particularmente das sementes, está voltada para o cuidado do epiderme. Frequentemente é empregada na indústria farmacêutica, particularmente nos cosmeticos.
O óleo de Oenothera recolhido das sementes contém quantidades elevadas de ácidos gordos polinsaturados, principalmente da série Omega 6 e de modo particular acido linoleico e Y-linoleico.
Muito eficaz contra formas eczéma e de dermatites, confere à camada externa da pele uma elasticidade notável, regula também a secreção sebacea e coadiuva o fenômeno da troca celular.
É eficaz em casos de hipertensão, gastrites e gastropatias, visto serem os ácidos gordos polinsaturados precursores biológicos das prostaglandinas.
A semente Oenothera encontrou recentemente um largo emprego no sector ornitológico.
Recomendo a utilização dessta semente, na dieta, particularmente dos Carduelis, tem como vantagens, uma rapidez na muda da plumagem e coadiuva uma melhor expressão das cores naturais dos pássaros.
Por conseguinte, para os Spinus e Pintassilgos em especial, a Oenothera é utilizada constantemente de Junho a Dezembro.
Emprego e doses: pode ser fornecido em comedouro automático ou comedouro individual à parte das outras sementes. Não há absolutamente contra-indicações sobre a quantidade, pode fornecer-se à descrição de acordo com o consumo.
Aconselha-se a administração de Junho a Dezembro.

Camelina Sativa - Camelina Sativa é uma planta anual de germinação espontânea, com pequenas flores amarelas e cápsulas ovais longas de 5/10 de mm. A floração vai de Maio a fim de Junho e encontra-se geralmente, nas margens dos campos semeados de trigo. 
As suas sementes são pequenas, (da 1 a 1.5 mm) de cor amarela dourada com quebra central semelhante ao trigo.
Pode ser cultivado em altitudes próximas dos 1000 metros. A sua divulgação estendeu-se em toda a Europa após estar mais presente na parte sul - Oriental europeia. Nos países anglo-saxónicos a Camelina Sativa é chamada "Gold of Pleasure" expressão que indica a cor e o prazer que os pássaros exprimem quando se alimentam. É uma semente que, graças aos óleos Ómega 3 e Ómega 6 contidos é muito útil para desenvolvimento das crias e durante a fase da muda. Muito apreciada pelos Canários e todos os outros Carduelis.
Tem um teor proteico de 18% e pode ser utilizado ao estado natural, misturando cerca de 10% à papa colocada à disposição diariamente. Emprego e doses: livre disposição em comedouro. Não adicionar à mistura de sementes.
Tempo de administração: inicio da fase reprodutiva até a metade do períodos da muda da plumagem.

 A Chia - Semente nobre proveniente do sul da América Central utilizada há séculos até aos dias de hoje no sector da alimentação animal e mesmo na alimentação humana. Alimento muito importante para todos os Carduelis e de modo particular para toda a espécie de Spinus.
  tem um teor proteico compreendidos entre o 19 e os 23%. O mais elevado possível em relação todas as a sementes. Constitui uma rica fonte de óleos e ácidos essenciais. Representa uma considerável fonte de anti-oxidantes.
Os 60% dos óleos contidos na CHI são ácidos alfalinoleicos como o Ómega 3 e o Ómega 6. É um equilibrador natural dos triglicerídeos.
Prolonga a transformação dos hidratos de carbono em açúcares.
Protege o tecido intestinal de um eventual ataque de bactérias.
De destacar as fortes propriedades de hidratação prolongada dado que pode absorver a água ou líquidos até doze vezes o seu peso.
A CHIA foi testada à mais de dois anos em algumas criações dando resultados extraordinários, não somente na manutenção em perfeito saúde das aves mas, onde existiam alguns problemas de carácter intestinal, a eficácia desta semente revelou-se concreta e determinante.
Equinacea - Planta e sementes com destacadas propriedades antisépticas, anti-inflamatórias, cicatrizante, imunoestimulante e depurativa.
Desde os tempos antigos considerada sagrada pelos Americanos.
Clinicamente é utilizada contra a síndroma antigripal e as doenças resfriamento e outras patologias sobre base infecciosa. Constitui uma potente barreira contra os vírus, bactérias e diversas formas de contagio, mais especificamente a sua acção immunoestimulante manifesta-se com reacções defensivas contra a agressão de agente patogénico.
O emprego mais frequente da Equínacea é representado na profilaxia das doenças resfriamento :
- são de facto fundamentais a reactividade imunológica do sujeito ferido e a rápida produção de anticorpos.
No que diz respeito à actividade de cicatrização, são conhecidos os efeitos benéficos sobre feridas e/ou as lesões internas e externas.
Diversas preparações de Equinácea (tisana) estão mesmo empregadas no cuidado das inflamações e/ou as lesões mucosas orais. A actividade bactericida do Equinácea é particularmente evidente sobre o Staphylococcus aureus, Escherichia vazas e sobre Pseudomonas aeruginosa (Doença dos olhos dos pássaros).
Não são conhecidos da literatura os efeitos colaterais ou precauções emprego para esta semente.
Particularmente apreciada para todos os carduelis e spinus, sobretudo no período do muda até ao fim do período de inverno.
Emprego e doses: Pôr à disposição diariamente a semente, num comedouro ou num distribuidor automático.

Salvia Officinalis - Sementes eficazes para as funções digestivas, diuréticas, antisépticas, bactericidas e estimula anti-bactericida.
Salvia (Salvus) significa saúde.
Desde os tempos antigos são conhecidas as suas múltiplas virtudes terapêuticas. Rica em Ómega 3 e Ómega 6, enzimas, Vit. B1 e C, resinas, substâncias estrogénicas e flavonóides.
Eficaz no que diz respeito às funções digestivas, estomacais, diuréticas, antisépticas, anti-bactericida, astringente e anti-reumática.
Particularmente apreciada para todos os carduelis e spinus, sobretudo no período do muda até ao fim do período de inverno.
Emprego e doses: Pôr à disposição diariamente a semente, num comedouro ou num distribuidor automático.
Chá Natural de Ervas (Da Orniex)

É composto por 17 diferentes tipos de ervas. Este chá possui
uma acção purificante e constitui um antídoto excelente
contra as doenças, de todas as aves.

A Canela - Especiaria usada por nós há muitos séculos, devido as suas propriedades assim como sabor. O seu uso na ornitologia não é assim tão falado, eu pessoalmente uso devido as suas propriedades na saúde das aves, mas também a uso nas sementes para prevenir o aparecimento de larvas e outros insectos nas sementes. Apesar de guardar as sementes num recipiente hermeticamente fechado é sempre bom prevenir, pois muitas vezes os ovos das larvas ou mesmo as larvas já vêm dentro da mistura. Por exemplo na semana passada comprei Alpista e quando estava a passa-la pela maquina de limpar sementes encontrei 1 ou 2 larvas. Devido as suas propriedades antibacterianas torna um ambiente impróprio para desenvolvimento de bactérias e por consequência qualquer desenvolvimento de insectos. Tem ainda uma grande acção no aparelho digestivo das aves. Fica mais abaixo um pequeno excerto das propriedades da canela.Como usar:- De 3 - 4g por Kg de mistura. Mas é uma questão de gosto, pois a canela não tem inconvenientes conhecidos nas aves, mas todos sabem que tudo o que é demais é exagero. Uso canela em pó mas já coloquei a hipótese de colocar canela em pau, só que as propriedades da canela, como irei referir mais abaixo, fizeram manter-me a canela em pó.

 Descrição da especiaria:
 (Ter em conta que não existem estudos nas aves, pelo menos que eu conheça, passo a informação sobre os benefícios nos humanos, mas que também actuam em parte nos animais)
 Acção Terapêutica
 Para além de útil em caso de diabetes tipo 2, a canela é ainda conhecida pelas suas propriedades antidiarreicas e anti-alérgicas. Oferece também propriedades estimulantes e anticépticas, o que explica que faça parte da composição de muitas pastas dentífricas, na medida em que ajuda a combater as bactérias que provocam cáries.
Esta especiaria é utilizada contra distúrbios intestinais, diarreia e flatulência, bem como na dismenorreia (dor abdominal) e infecções bacterianas. Além disso, está indicada para estimular o apetite e para combater a constipação e gripe. Na China, é utilizada também para minorar os efeitos do reumatismo, enquanto algumas culturas utilizam esta especiaria para limpar as vias urinárias.

FRUTAS, VERDURAS E VEGETAIS E SEUS CONSTITUINTES
 Cenoura – Rica em caroteno (pró-vitamina A), hidrocarboneto necessário à percepção visual e ao complexo epitelial do nosso corpo. Previne ainda o cancro. Rica em Vitamina B2, B3, C, rica em cálcio, fósforo, magnésio.. Contem cerca de 51 kcal por cada 100g.

Brócolos – Rico em Ditioltionas, que são protetores das células e sua característica principal é a de aumentar a quantidade de enzimas junto a esses pequenos tijolos formadores do corpo. Contém Sulforafenos, que são também protetores das células. Combatem as deformações de células que ocorrem no estômago, Intestinos (inclusive os diferentes tipos de cancro). Rico em antioxidantes fortes e conhecidos como: Queracetina, Glutationa, Beta-Caroteno, Vitamina C, Luteína. Possui atividade antiviral e anti-ulcerativa.

Espinafre – Ao lado de outros vegetais verdes folhosos, é uma excelente fonte de antioxidantes, contem cerca de quatro vezes mais betacaroteno e três vezes mais Luteína que os brócolos. Fonte de clorofila. Rico em vitamina A, Complexo B e minerais. Riquíssimo em fibras que contribuem para diminuir o Colesterol. Contém também Vitamina C e E.

Maçã – Possui atividade anti-bacterial, anti-viral, anti-inflamatória e estrogénica branda. Contem ferro e fosforo, pode ainda ser usada como laxante natural.

Tomate - Uma das principais fontes de Licopeno, um impressionante agente anti-oxidante . Ideal para suprir as necessidades diárias de frutas, legumes e verduras. Contém ainda fitonutrientes, composto natural dos vegetais, que ajudam a combater doenças e a manter o organismo saudável. Indicado para crianças dos 4 aos 104 anos, e aves..
Repolho – Contém numerosos compostos anti-cancerígenos e anti-oxidantes. Acelera o metabolismo do Estrogenio. Rico em vitaminas A, B6, C e Cálcio.
 Alface - é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila, e tem a função de alcalinizar e desintoxicar o corpo — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).
As vitaminas são importantes para o bom funcionamento dos órgãos da visão, pele, mucosas, aparelho digestivo, sistema nervoso e vasos sanguíneos, combate infecções e ajudar na cicatrização dos ferimentos.
  
Pimento Vermelho - é rico em Beta-caroteno percursor de vitamina A e anti-oxidante. O facto de ser rico em carotenos, ajuda a abrir a coloração tornando o vermelho vibrante.

Couve de pé - Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C e E. Boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.
Acelga -  "A acelga é um legume de folha verde e cientificamente conhecida como Beta Vulgaris. Tem um talo crocante e espesso ao qual as folhas se encontram anexadas, podendo ser lisas ou enrugadas, dependendo da variedade. O pedúnculo, que pode medir quase dois metros de comprimento, vem como uma grande variedade de cores, entre branco, vermelho, amarelo ou laranja. Surgem por vezes em alguns mercados molhos de múltiplas variedades a que chama “acelgas arco-íris”.
A acelga pertence à mesma família da beterraba e dos espinafres e partilha o mesmo perfil de sabor: tem a amargura da beterraba e o teor ligeiramente salgado das folhas de espinafre. Tanto o caule como as folhas da acelga são comestíveis, embora os caules variem em textura, com os brancos a serem os mais tenros.
A acelga é um dos legumes mais completos para a nutrição humana, possuindo uma lista verdadeiramente impressionante de nutrientes. Embora a acelga esteja disponível ao longo de todo o ano, a sua temporada vai de Junho a Agosto, e é nesta altura que existe em maior abundância e possui os melhores valores nutricionais."
 Alho - Relativamente a este produto natural, o mesmo também é utilizado na canaricultura. No meu caso, utilizo juntamente com as papas sejam papas com corante ou não. Em cada kilo de papa adiciono um de 50 grs. de alho em pó ou moído. Se for na altura da criação adiciono ainda cerca de 100 grs de germen em trigo, produto com elevado grau de proteína. Existe também em óleo e capsulas. Ainda pode...

Aveia descascada - Aveia: cereal de múltiplas virtudes No norte da Europa, desde há muitos séculos que se consome aveia. É o cereal tradicional do norte das Ilhas Britânicas, nomeadamente na Escócia e Irlanda, mas também na Inglaterra. Actualmente este cereal começa a fazer parte da alimentação de povos de todo o mundo. A aveia é considerada um cereal dos países frios e húmidos, pois aumenta a resistência.

Germinado - O mais elevado ponto de vitalidade no ciclo de vida de uma planta ocorre quando esta é um rebento, daí os seus benefícios nutricionais. Ao germinar, alguns nutrientes dos cereais e das leguminosas multiplicam-se. É o caso da vitamina C, que é praticamente inexistente no grão de trigo, mas que, uma vez germinado, aumenta seiscentos por cento o seu teor. O processo de germinação torna os...

Germen de Trigo - Germen de Trigo O grão do trigo é constituído por três partes principais: endosperma - usado para fabricar farinha de trigo branca/refinada, casca - o que dá a cor escura à farinha de trigo integral e gérmen - embrião do grão posto de parte no fabrico da farinha por razões de conservação. Todavia, este gérmen é um suplemento extremamente salutar e importante na alimentação.

 Probióticos - ADMINISTRAÇÃO DE PROBIOTICOS - Preparação para a reprodução : administrar 3 dias por semana; - Nas criações: deve-se usar nos primeiros 15 dias de vida, juntamente com papas de criação (para os pais e filhotes), depois, com intervalo máximo de 5 a 7 dias, administrar sempre mais 5 dias seguidos; - Na separação das crias: dar 3 dias por semana, dou dia sim dia não, prevenindo o aparecimento da...

PAPA CRIAÇÃO CASEIRA
Ingredientes:
4 ovos grandes
1 litro de leite meio gordo
4 colheres de sopa de vinagre de cidra acidez 5-6%
300 gramas de pão ralado
10 a 20 gramas de um multi-vitaminico em pó
Utensílios:
1 fervedor ou panela inox
1 copo
1 coador em rede metálica
1 picadora eléctrica para misturar os ingredientes
 
Preparação:
1 – Cozer 4 ovos e depois retirar as cascas.
1.1-No período de reprodução usar os 4 ovos inteiros.
1,2-No período de repouso usar as 4 partes brancas e só 2 amarelas. (As partes brancas correspondem a parte sólida das claras e a parte amarela é a parte sólida da gema do ovo.)
2-Recuperar a parte sólida do leite
2.1-Ferver 1 litro de leite
2.2-Entretanto preparamos um copo com 4 colheres de vinagre de cidra.
2,3-Quando o leite levanta a 1ª fervura viramos o copo de vinagre no leite.
2,4-Imediatamente veremos a formar-se a parte sólida do leite e esperamos pela 2ª fervura. Nesta altura viramos no coador o leite solidificado, enxaguamos este produto em agua corrente. Esprememos e apertamos bem para extrair o máximo de agua possível, para obtermos o que nos serve.
3- 300 gramas de pão ralado.
4- as vitaminas em pó
5- Meter tudo (pão ralado, vitaminas, ovos e leite solidificado) dentro de uma picadora. Picar até obter uma mistura homogénea semi húmida.
6- Guardar este alimento no frigorífico no máximo 4 dias. Oferecer a aves duas vezes ao dia e a noite retirar o que não for consumido.

Por uma questão prática resolvi executar a receita com os ingredientes desta tabela e por curiosidade acrescentei o custo de cada ingrediente.
 
Quantidade………….. Ingrediente..........................Custo
1..................................Ovo......................................0,10 €
250 ml.........................Leite meio gordo…......…….0,16 €
5 ml.............................Vinagre de cidra …….……..0,05 €
2,5 g...........................Vitaminas..............................0,10 €
75 g............................Pão ralado............................0,11 €
No final obtive 166 gramas de papa e gastei nos ingrediente 52 cêntimos o que equivale a 3,13 euros preço por quilo. Outra vantagem é de podermos controlar a frescura da papa e dos ingredientes.
 O aspecto do produto final é de uma papa macia ligeiramente húmida de granulometria tipo areia fina. O cheiro a ovo misturado com o do leite solidificado é agradável. Os canarios no geral aceitaram bem, mas ainda é cedo para tirar outras conclusões. No período de repouso continuarei a habituar as aves a nova papa. A verdadeira prova será em 2010 na altura das criações, veremos se as canárias enchem e as crias saltam do ninho.



1 comentário: