17 de dezembro de 2011

Concurso ACOTE " Nao Sabta MariaA"- Huelva 2011


          Quero aqui registar esta visita a Huelva com o meu filho Rui e o camarada Pedro e ao mesmo tempo  agradecer às pessoas desta comunidade espanhola, do Timbrado Espanhol, que nos receberam tão bem, fiquei verdadeiramente muito agradado com toda esta gente que foram de uma enorme hospitalidade e simpatia. Tive a oportunidade de ouvir muitos bons pássaros e conviver com grandes criadores e juízes desta província espanhola. Esta foi certamente a mais agradável das visitas que fiz a Espanha.

SALUDO A TODOS.

Diogo Santana 


Rui Santana e Diogo Santana
Pedro Boavida e Rui Santana
Pedro Boavida e Diogo Santana
Local do Concurso
Inscrições de Pássaros
Transportadoras de Pássaros
Convívio de Criadores
Ginés (Juiz OMJ) , José Maria (Juíz de Timbrado) e Criador Espanhol 
Café da manhã 
Buñuelos y café 
Intervalando com mais um café
Café farturas e Timbrados
Mesa de inscrição
Diogo Santana e Paco Rubiales ( Juíz de Timbrado)
José Maria( Juíz de Timbrado) e Diogo Santana


Preparação do almoço

EL  ALMUERZO  DE  BACALAO









A todos ellos

MUCHISIMAS GRACIAS

16 de dezembro de 2011

Esquema de acasalamento

Criação em consanguinidade

Existem diversas razões para a prática da criação em consanguinidade na canaricultura de canto:
Se temos bons exemplares, é conveniente “fixar sangue”, para conseguir pássaros de características similares, com uma linha de canto parecida.
Se tivermos um bom casal de pássaros, podemos desenvolver essa linha de canto, em vez de os cruzar com outros canários, pois nem sempre isso tem resultados positivos.
É importante ter uma certa homogeneidade no nosso canaril para garantir alguns resultados. A qualidade do macho ouve-se pelo seu canto, mas já não acontece a mesma coisa com a fêmea, por isso este equilíbrio só é garantido no canaril com este tipo de acasalamento.
Além deste tipo de cruzamento em consanguinidade, há outros mais, que não se chega a saber se tem fundamento científico, ou se são fruto da prática. No entanto apresenta-se aqui um quadro de criação em consanguinidade, no qual se mostra como se fazem os acasalamentos durante cinco gerações. Para além da quinta geração é conveniente renovar sangue.

Neste quadro parte-se de dois progenitores, representados por dois círculos, um amarelo e outro verde. A partir dos quais vão surgir as distintas gerações. Por cima de cada círculo estão duas linhas que indicam quem são os pais.
Estes gráfico está representado com cores e percentagens. Por exemplo o último círculo da directa representa um grupo de crias que tem 11 partes de 32 de um dos progenitores e 21 partes do outro progenitor.


9 de dezembro de 2011

Fichas de julgamento 2011

1º Concurso de Canários de Canto Timbrado Espanhol do Clube Almadense


3º Concurso do Clube Português de Canários de Canto


8 de dezembro de 2011

Monográfico de Timbrado Español - Badajoz 2011

Aviso:

          Quiero comunicar que fue eliminado el mensaje que hablaba de mi viaje a Monográfico de Badajoz y que tenía la intención de promover y difundir de alguna manera el canario  de canto timbrado español, en Portugal, y al mismo tiempo, también animar a algunos creadores portugués para visitar este concurso y aprender con los grandes creadores españoles que están aquí presentes, esto sólo era mi intención, nada más . La razón que me obligó a hacerlo fue por alguien que ha lido y malo juzgado, planteando la idea que fue degradante a los grandes creadores presentes en este Monografico, solo a dicho que un mio amigo había obtenido un premio. Esa persona es un intérprete débil de lengua portuguesa, nunca podría hacer eso a este personas que me ha  recibido tan bien, no es mi forma de ser en la vida, las acciones son para aquellos que practican. Para terminar, quiero agradecer públicamente a la camaradería de los criadores españoles, en particular, el Sr. Manuel Carrascal, Sr. Francisco Torrescusa y el juez José María Paniagua, así como a Riviera, Vicente Barquero, Aliseda, Del Pozo y Ceballos quiere recuperarse rápidamente de sus riñones, con ellos he tenido el placer de hablar y aprender algunas cosas sobre el timbrado español. Gracias a todos
     
Y!!

Para aquel que piensa que yo quería denigrar la imagen de los grandes creadores de Badajoz, estas fotos hablan por sí mismos y son la prueba de una buena amistad.










Feliz Navidad y un próspero año nuevo a todos. 


Diogo Santana


4 de dezembro de 2011

XVII Monográfico de Timbrado Espanhol de Badajoz

XVII MONOGRÁFICO DE TIMBRADO ESPANHOL DE BADAJOZ



TROFÉU

ENTREGA DO PRÉMIO

O CÚMPLICE  E O VENCEDOR


           Preza-me aqui registar o grande feito de um português e criador de Timbrado Espanhol, Joaquim Baião, que foi arrebatar o primeiro prémio, em individual, com um pássaro de 93 pontos, num dos santuários do Timbrado Espanhol, o Monográfico de Badajoz, que se realiza desde 1994 e onde só grandes criadores ganham prémios, nesta prova competem campeões do Mundo e de Espanha. Como sócio da associação espanhola Placense e organizadora deste Monográfico, tive a amabilidade de convidar o amigo Baião a visitar esta prova e ao mesmo tempo lhe dar alguma força anímica em levar os seus pássaros a concorrer, nem que fosse só para ganhar alguns conhecimentos e tirar algumas dúvidas junto a estes grandes criadores espanhóis, mas também tinha a consciência  e sabia que seus pássaros tinham potencial para estarem a este nível. Foi neste cenário que apareceu um intrometido alentejano a "dar cartas" no País que viu nascer o Canário de Canto Timbrado Espanhol ,  respeitando naturalmente os grandes criadores aí presentes, saindo desta aventura com uma enorme alegria, quando soube que um dos seus pássaros era um dos premiados.  Este será certamente um passo muito importante para divulgar e promover, no nosso País,  este extraordinário cantor que em Espanha  lhe chamam , "El Tenor" , o Canário de Canto Timbrado Espanhol.  Para terminar, apraz-me dizer que fomos bem recebidos por esta  comunidade espanhola do Timbrado, em Badajoz, para a qual remeto os meus  agradecimentos e que para o próximo ano, se não houver nenhumas contrapartidas , terei todo o gosto de estar presente neste grande evento do Timbrado Espanhol.



DIOGO SANTANA